PROJETO: AMÉLIA E ITABUNA, SEMPRE AMADOS
O Projeto intitulado, AMÉLIA E ITABUNA, SEMPRE AMADOS, do Colégio Estadual Dona Amélia Amado, integra o conjunto de atividades que serão desenvolvidas durante o ano letivo de 2010, na comemoração do centenário da cidade de Itabuna.
Este trabalho muito contribuirá para a formação de novas aprendizagens, possibilitando um processo de ensino mais significativo nas diversas áreas do conhecimento, estimulando a pesquisa como mecanismos de ensino e aprendizagens, e em especial, para a aproximação da Escola à Comunidade.
Visando então romper com o conceito de que ensino e aprendizagem só ocorre no interior da escola e na sala de aula, em uma relação professor e aluno, foi que os professores das diversas áreas do conhecimento e segmento de ensino, resolveram colocar em prática essa proposta, tendo como tema gerador o Centenário de Itabuna.
OBJETIVO GERAL: Sistematizar um projeto de pesquisa-ação, onde os nossos pesquisadores (alunos e alunas) possam compreender a História dos Cem Anos de Itabuna, percebendo-se co-autores, sujeitos comprometidos com o seu tempo e espaço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Promover um passeio em diversas áreas da cidade, intitulado Enduro Urbano com o propósito de fotografar e construir vídeos que demonstrem aspectos culturais e sociais do cotidiano da nossa cidade - CLICAR ITABUNA;
- Valorizar o talento dos nossos alunos, através das artes visuais - PINTAR ITABUNA;
- Desenvolver e estimular todo o potencial de criação dos nossos alunos pesquisadores através da música - CANTAR ITABUNA;
- Estimular a produção literária criando a partir dos passeios realizados pelo Enduro Urbano, textos com vários gêneros literários que fale sobre a cidade - RECITAR ITABUNA;
- Promover o acesso ao cinema e casas de espetáculos, resgatando o gosto e a valorização dos documentários, filmes, vídeos, palestras e outros materiais produzidos em nossa cidade -ASSISTIR ITABUNA;
- Desenvolver potencialidades da expressão e comunicação através da magia do teatro -DRAMATIZAR ITABUNA;
- Pesquisar aspectos econômicos do processo de desenvolvimento do município de Itabuna na última década, focando as mudanças estruturais, como: investimentos comerciais, serviços ofertados nas diversas áreas (educação, cultura, saúde, esporte, lazer, comunicação, saneamento básico, transporte, segurança pública, construção civil e finanças públicas) - CONTAR ITABUNA.
DESENVOLVIMENTO: Sob a orientação do Professor Daniel Damasceno Novaes Filho, a área de Ciências Humanas, ficou com a responsabilidade de desenvolver duas etapas do Projeto: Cantar Itabuna e Assistir Itabuna. Segue abaixo o roteiro da culminância do Assistir Itabuna, intitulado: COLÓQUIO LUGARES E MEMÓRIA: 100 ANOS DE ITABUNA.
Disciplinas envolvidas:
- Filosofia (texto)
- Geografia (imagem e vídeo)
- História (áudio)
Tema: COLÓQUIO LUGARES E MEMÓRIA: 100 ANOS DE ITABUNA
Objetivo Específico: Promover o acesso ao cinema e a casas de espetáculos, resgatando o gosto e a valorização dos documentários, filmes, vídeos, palestras e outros materiais produzidos em nossa cidade.
Data: 13 de julho de 2010
Local: Centro de Cultura Adonias Filho
Abrangência: Alunos do ensino fundamental e médio
Tempo previsto: 5 horas/aula, nos turnos matutino e vespertino. A participação dos alunos se dará no contra turno.
Contextualização: No ano do centenário de Itabuna se faz necessário conhecer como se deu o processo de urbanização e ruralização da cidade de Itabuna, bem como refletir sobre a situação da cidade no momento presente, no que tange à questão da violência, preservação e conhecimento histórico do município.
Metodologia Adotada:
- Abertura com o Hino Nacional Brasileiro
- Performance Filosófica (Aluno: Alexandre Vitor do 3ºM2 - Poema: Deram um Fuzil ao Menino de Firmino Rocha) O Peota Firmino Rocha, nasceu na cidade de Itabuna em 07 de junho de 1910.
Adeus luares de Maio
Adeus tranças de Maria
Nunca mais a inocência
Nunca mais a alegria
Nunca mais a grande música
No coração do menino
Agora é o tambor da morte
Rufando nos campos negros
Agora são os pés violentos
Ferindo a terra bendita.
A cantiga, onde ficou cantiga?
No caderno de números
O verso ficou sozinho
Adeus ribeirinhos dourados
Adeus estrelas tangíveis
Adeus tudo que é de Deus
Deram um fuzil ao menino
Autor: Firmino Rocha
- Paródia (material produzido no Cantar Itabuna) - Alunos do 3º Ano do Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental.
- Colóquio Geográfico - Itabuna: uma abordagem histórico-geográfica - Palestrante e Debatedor, Pedro Thiago, ex-aluno do Colégio Amélia Amado, graduando em Geografia pela UESC.
- Colóquio Histórico - Itabuna repassada pelo rádio - Professores Wagner e Antônio.
Avaliação: Ensino Fundamental
1. Nos últimos anos, Itabuna recebeu diversos investimentos vindos do exterior, um bom exemplo, são as empresas multinacionais. Cite no mínimo duas empresas multinacionais que aqui
se instalaram e pesquise sobre a origem delas: o ano em que foram criadas e o país de origem.
2. Pesquise no mapa de Itabuna a localização e posição geográfica do bairro onde você mora, e identifique qual a maior e a menor região da cidade.
3. Durante o documentário foi narrado um pouco da História de Itabuna através do surgimento do rádio. Em sua opinião as escolas deveriam trabalhar mais com a História Regional e Local?
4. De que forma o estudo sobre o rádio pode te levar a entender um pouco mais sobre a sua cidade?
OBS.: Acompanhe atentamente as palestras para responder com segurança. Responda as questões separadamente, entregue para o professor de Geografia as questões 1 e 2 devidamente respondidas, e para o professor de História as questões 4 e 5. Boa Aula!
Avaliação: Ensino Médio
1. O poeta Firmino Rocha nasceu em Itabuna a 07 de junho de 1910. Foi um artista que exerceu grande influência em muitos poetas de gerações posteriores à sua. Quando escreveu seu poema mais conhecido pelos itabunenses, "Deram um Fuzil ao Menino", fez um forte e ao mesmo tempo terno apelo contra a violência da II Guerra Mundial. Reportando-nos para os dias de hoje, o poema continua atual se comparado à situação da violência no nosso município? Justifique sua resposta.
2. Estabeleça qual a relação existente entre Itabuna e a valorização do setor secundário e terciário na década de 90.
3. Caracterize o clima predominante na região em que está localizada a cidade de Itabuna.
4. O rádio é um veículo de comunicação, de fundamental importância para uma sociedade, agrega informações e socializa vivências. Como você percebeu isso no documentário?
5. Durante o documentário foi narrado um pouco da História de Itabuna através do surgimento do rádio. Em sua opinião as escolas deveriam trabalhar mais com a História Regional e Local? De que forma estudando sobre o rádio te leva a entender um pouco da sua cidade?
OBS.: Acompanhe atentamente as palestras para responder com segurança.Responda as questões separadamente, entregue para a professora de Filosofia a questão 1 devidamente respondida; para o professor de Geografia as questões 2 e 3, e para o professor de História as questões 4 e 5. Boa Aula!