sábado, 14 de agosto de 2010

Atividade 3.6 - Relatório de Avaliação da Atividade

Atividade realizada com os alunos do Colégio Estadual Dona Amélia Amado, como parte das comemorações pelo Centenário da Cidade de Itabuna.

Iniciamos o ano letivo de 2010 no Colégio Amélia Amado, trabalhando no sistema de alternância (rodízio), onde cada turma tinha aula apenas três dias por semana, em virtude da reforma do espaço físico da escola.

Pensando nas alternativas para pagamento das aulas desse período, sem cansar alunos e professores e sem sacrificar todos os sábados, aliamos as nossas necessidades ao nosso desejo de homenagear a nossa cidade que completaria 100 anos em 2010. Sentamos então, todos os professores das diversas áreas de ensino, juntamente com direção e coordenação pedagógica e elaboramos o Projeto: Itabuna e Amélia Sempre Amados, dividindo-o em etapas que deveria ser conduzida por cada área de ensino, ficando assim distribuída:

  • Área de Linguagens – Recitar Itabuna / Dramatizar Itabuna;
  • Área de Humanas – Cantar Itabuna / Assistir Itabuna;
  • Área de Exatas – Contar Itabuna.
  • Todas as áreas juntas na culminância do Projeto – Clicar Itabuna / Pintar Itabuna e Presentear Itabuna.
Iniciamos a execução do Projeto com a realização do um Enduro Urbano onde os alunos divididos em equipes deveriam percorrer vários pontos históricos da cidade e realizar tarefas específicas em cada um dos pontos determinados, bem como clicar (fotografar) a cidade de Itabuna, através de vários olhares. Os professores também foram divididos em equipes para ficarem fixos em cada um dos pontos por onde os alunos deveriam passar, para avaliar o cumprimento de cada tarefa. Literalmente os alunos do Amélia Amado invadiram o centro da cidade de Itabuna, em pleno sábado pela manhã, foi cansativo, porém muito gratificante, os alunos amaram a experiência, vale a pena ser realizada outras vezes.

Após o Clicar Itabuna com o Enduro Urbano, cada área começou a realizar as outras etapas do projeto, conforme o que coube a cada área. Apesar de os alunos terem que envolver-se em diversas atividades, sentir sempre o interesse e comprometimento da maioria e olhe que foram todos os alunos da escola.

O Colóquio Lugares e Memória: 100 anos de Itabuna, foi a culminância do Assistir Itabuna e na oportunidade pudemos perceber o quanto foi proveitoso, a nível de conhecimento para os alunos. Alguns alunos tiveram diretamente envolvidos na realização do Colóquio, nos trabalhos de pesquisa, elaboração e execução, os demais participaram como platéia, obtendo um nível de aproveitamento bastante considerável. Não foi fácil a realização porque tínhamos que envolver uma grande quantidade de alunos em um mesmo ambiente, porém trabalhando em equipe, tivemos um resultado positivo.

Um dos pontos do colóquio que mais deu trabalho foi coordenado pelos professores Wagner e Antônio e diz respeito a história do rádio em Itabuna. Tanto a pesquisa quanto a montagem do vídeo e do áudio requereu uma demanda de tempo considerável das pessoas envolvidas na atividade.

Alguns alunos ainda estão trabalhando na montagem de vídeo e painéis que contam um pouco da história de Itabuna. Todo o material produzido pelos alunos será exposto para toda a comunidade escolar no encerramento geral do projeto com O DIA DA ESCOLA ABERTA.

Um comentário:

  1. Excelente o projeto, parabéns aos idealizadores, assim que estiver pronto divulge aqui o vídeo.
    Estou curiosa!! Abs, Thanya

    ResponderExcluir